5 Motivos para ouvir EP “Pra Sempre” de Young Double

0
[nome do seu blog]

No Rap feito em Angola atualmente, é quase impossível falar de trabalho, persistência, consistência, regularidade e longevidade na carreira sem falar de Young Double. Com mais de 10 anos de carreira, o Rapper mostrou que era só uma ‘Questão de Tempo‘ até ser ‘Conquistador‘ do nível que hoje ostenta.

2 anos após o lançamento do álbumConquistador“, o qual continua sendo consumido com bastante êxito e bateu o recorde de MAIOR NÚMERO DE VÍDEOS DE MÚSICAS DE UM SÓ ÁLBUM, Young Double lançou agora o EP Pra Sempre” como uma consumação, uma verdadeira celebração do sucesso atingido nos últimos anos, um presente para os seus fãs de longa data, bem como para os atuais.

Nesta obra, o rapper demonstrou que continua usando a sua vida como fonte de inspiração para as suas músicas, sem invenções, relatando apenas ‘fatos que, não sendo gravatas, causam nó na garganta’ de quem não o aprecia.
Se ainda não ouviu, apresento-lhe 5 motivos pelos quais devia consumir este EP…

1. REGULARIDADE SEM MONOTONIA:
Chama à atenção o facto do artista ter-se desvinculado totalmente da sua obra anterior, mostrando versatilidade.
Notam-se inovações em termos de abordagens, sonoridade, flows… Aqui não encontramos Rui Orlando nem Selda, não encontramos repetição de nenhum dos 17 temas do álbum passado (Damn!)…

Engana-se quem diz que para manter o sucesso basta repetir fórmulas anteriores; é preciso evoluir e reinventar-se…É o artista quem deve ser o mesmo e não as suas obras.

[nome do seu blog]

2. DIVERSIDADE NA ABORDAGEM:

Não obstante à obra possuir apenas 7 faixas musicais, é notória a preocupação do artista em diversificar os temas, apostando na variedade ao abordá-los. Se em “Young King” o rapper reapresenta-se aos ouvintes, fazendo uma breve resenha dos aspectos positivos e negativos do seu sucesso nos últimos anos, repondo a ordem e reimpondo-se como “O Último Rapper“, na faixa a seguir, “Nuntão“, pode-se ouvir uma das melhores versões de Young Double, provando que já não tem nada a provar e demonstrando o quão absurdo é continuar sendo colocado na ‘New School‘ mesmo estando em outro nível.

Tá Doer” é o típico som concebido para ser um banger, com uma vibe super, hiper e mega dope, com barras bem ao seu estilo. “Mãos de Deus” é um tema de cariz motivador, do tipo: “A vida é uma escola e eu sempre fui uma pessoa positiva… prefiro enfrentar a escuridão do que me cercar de energia negativa…”.

Mais Ninguém” é o ‘luv song atípico, street sh#t, gangster sh#t… é o amor sendo abordado de forma nua e crua, principalmente “NUA“… A faixa “Faço Como” é um corretivo, um real talk para os preguiçosos que almejam mais do que aquilo que trabalham; uma boa lição para os rappers da nova e velha escolas do Rap nacional…

Pra Sempre” é a cereja no topo do bolo, a conclusão perfeita para este projeto, pois contém a melhor explicação possível do conceito da obra em questão, um resumo das conquistas realizadas e das realizações que ainda serão conquistadas…

[nome do seu blog]

3. PARTICIPAÇÕES
Não tem apenas a ver com a dimensão de cada um dos artistas participantes, mas sim em como Young Double conseguiu usar o melhor de cada um deles, levando-os a contribuir ainda mais para o aprimoramento da obra sem no entanto tirar de cena o verdadeiro protagonista.

Kelson Most Wanted, Paulelson, Dji Tafinha no seu melhor… e o destaque vai para Fill Jr, que só com solfejos e backgrounds deu o toque angelical que a música precisava…(R.I.P… Gêniooo!).

4. SONORIDADE & CONCEITO…

Young Double é, com certeza, um dos rappers mais maduros e mais rigorosos no que diz respeito à sonoridade e ao conceito das suas obras. Nesta, em particular, destaca-se o facto de não haverem beats que não sejam de Rap; não que isso aumente ou diminua a qualidade da obra, mas dá uma clara resposta aos críticos radicalmente tradicionalistas/fixistas, mostrando que a verdadeira arma de um rapper é a PALAVRA…

Destacam-se também o entrosamento com os instrumentais, “delivery” e a polivalência do rapper que, além do dropping, ainda abrilhantou-nos com refrões estupendos como na música “Mais Ninguém” (faça o vídeo, por favor! )…

5. LIRICISMO AO MAIS ALTO NÍVEL…
Quem me conhece sabe que eu respeito pouquíssimos rappers no quesito liricismo… Talvez o facto de ser compositor torne difícil ser surpreendido por dicas dadas por rappers.

[nome do seu blog]

Mas, numa fase em que parece que os rappers já usaram todas as punchs/duplos/trocadilhos do mundo, o niggga chega com cenas inéditas, suscitando aquela pergunta habitual: “Como é que nunca pensei nisso?”… Para não escrever muito, peço 1 minuto de silêncio enquanto apreciamos algumas das melhores dicas contidas nesta obra:

“…Subi muito para quem ‘começou’ no ‘Reis (Rés) do Chão’…e respondi corretamente quando o ‘Tempo’ foi a ‘Questão’…”

“…Toda vez que sou profundo, os niggas morrem afogados…”

“…Rotos e rasgados se juntam pra mandar linhas…”

[nome do seu blog]

“…P#ssy-nigga, deve usar um tampão…tentou me ‘afundar’ e levou um ‘tampão’…”
“…Pés bem assentes no CHÃO…numa era de grupos faço hits a SOLO…”

“Mais ‘quente’ que tudo, ‘Mercúrio nem vê-nos (Vênus)…”
“… 5 anos por cima e ainda nem me vim…”

“…Estou a atingir os meus GOALS, não importa o tamanho da BARREIRA…”

“H#es estão a me olhar com ‘outros olhos’, bitch eu sou Rei, não sou Duque (Duc)…”

“…Mesmo sem beats do DETERGENTE, o meu sucesso é um dos mais LIMPOS…”

“…Nossa cena está ‘escrita’…esse teu nigga é só ‘improviso…”

” Estavas com o rei na barriga, esqueceste que Deus opera…”

“Não me envolvo com essA GENTE que está a tentar me REGULAR…meu TRÂNSITO não pára, eu tou na VIA a me EXPRESSAR…”

…Mas, mais do que as minhas palavras, ouça a obra e confirme por conta própria que o “Menino bonito da B-26” canta feio!… Na Tuga constatou-se que o ‘campo’ foi ‘pequeno’ para conter o talento deste ‘player’!…Mas a questão que fica é: PARA QUANDO O GRANDE SHOW DE YOUNG DOUBLE?…

 

Texto Por: Arturxerxes Alfredo

[nome do seu blog] [nome do seu blog]

Comentários

Deixe o teu comentário

Share.

About Author

Bispo Bispaço, é o fundador e único administrador do Portal Rap Kuia.

Leave A Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: